Já pensou em temperar sua
comida com som?
Estudos mostram que a audição interferediretamente no paladar,e já há iniciativas se
aproveitando disso para refinar experiências
gastronômicas
gastronômicas

Que tal tornar seu chocolate mais
doce com o auxílio de uma
música tocada ao piano? Ou utilizar
sons graves para enfatizar o
sons graves para enfatizar o
corpo e as notas mais amargas de um
vinho? A influência do som sobre nosso
paladar é o ingrediente mais recente no
estudo dessa experiência complexa e
multissensorial que é a percepção de
vinho? A influência do som sobre nosso
paladar é o ingrediente mais recente no
estudo dessa experiência complexa e
multissensorial que é a percepção de
sabores.
Já estamos familiarizados com a ideia
de que visão, tato e olfato exercem
papeis importantes nesse sentido.
Quando estamos com o nariz entupido,
por exemplo, temos a impressão de que
a comida “perde” o gosto, justamente
por que o cheiro é peça-chave do sabor.
Também é fácil entender o papel da visão:
estamos mais inclinados
Já estamos familiarizados com a ideia
de que visão, tato e olfato exercem
papeis importantes nesse sentido.
Quando estamos com o nariz entupido,
por exemplo, temos a impressão de que
a comida “perde” o gosto, justamente
por que o cheiro é peça-chave do sabor.
Também é fácil entender o papel da visão:
estamos mais inclinados
a apreciar um prato visualmente atraente
do que uma comida cuja
do que uma comida cuja
cor ou formato gere repulsa. Estudos
mostram que até a cor do recipiente afeta
como recebemos um alimento ou bebida.
O tato também é praticamente indissociável
da experiência gustativa –
mostram que até a cor do recipiente afeta
como recebemos um alimento ou bebida.
O tato também é praticamente indissociável
da experiência gustativa –
boa parte do prazer que sentimos ao experimentar
uma comida pode vir de sua cremosidade ou
temperatura (pensou em sorvete?).
uma comida pode vir de sua cremosidade ou
temperatura (pensou em sorvete?).
Mas e quanto à audição? O papel dela nessa
receita começou a ser estudado mais
recentemente, e um dos nomes à frente
dessa nova área de estudos é Charles Spence,
fundador do Oxford University’s Crossmodal
Research Laboratory e professor de psicologia
experimental na mesma universidade. Na
mais recente edição do Wired Festival,
realizado no início de dezembro, no Rio,
ele apresentou à plateia suas investigações
em torno da gastrofísica – termo que remete à
junção de gastronomia e psicofísica, com o
intuito de desvendar todos os fatores envolvidos
na percepção de um sabor.
na percepção de um sabor.
Em um dos estudos conduzidos por Spence,
20 pessoas foram convidadas a provar e tecer
comentários sobre um bolinho
(conhecido como cinder toffee no Reino Unido)
enquanto ouviam diferentes músicas. A análise
das respostas mostrou que a música escolhida
para acentuar a doçura do bolinho de fato teve
esse impacto, enquanto a outra, com sons
associados a amargor, fez com que os
participantes avaliassem o bolinho como amargo.
enquanto ouviam diferentes músicas. A análise
das respostas mostrou que a música escolhida
para acentuar a doçura do bolinho de fato teve
esse impacto, enquanto a outra, com sons
associados a amargor, fez com que os
participantes avaliassem o bolinho como amargo.
Em outra pesquisa, Spence mostrou que o
ruído durante uma viagem de avião faz com
que nossa capacidade de sentir sabores
seja significativamente reduzida, de modo
geral. Porém, o barulho ao longo do voo não
afeta a habilidade de perceber o umami
(considerado o quinto gosto básico do paladar
humano, ao lado do doce, do azedo, do salgado
e do amargo). O umami tem o poder de intensificar
o sabor de uma comida, e está presente, por exemplo,
geral. Porém, o barulho ao longo do voo não
afeta a habilidade de perceber o umami
(considerado o quinto gosto básico do paladar
humano, ao lado do doce, do azedo, do salgado
e do amargo). O umami tem o poder de intensificar
o sabor de uma comida, e está presente, por exemplo,
em cogumelos, tomates e chá verde.
Com isso em mente, Spence caprichou no
umami ao elaborar o que considera ser o
cardápio ideal para viagens de avião.
Desenvolvido neste ano em parceria com a
companhia aérea Monarch, o menu inclui,
entre outras coisas, chá verde, para ajudar
todo mundo a relaxar; sorvete de alcaçuz
(cuja cor escura gera surpresa, ajudando
Com isso em mente, Spence caprichou no
umami ao elaborar o que considera ser o
cardápio ideal para viagens de avião.
Desenvolvido neste ano em parceria com a
companhia aérea Monarch, o menu inclui,
entre outras coisas, chá verde, para ajudar
todo mundo a relaxar; sorvete de alcaçuz
(cuja cor escura gera surpresa, ajudando
o passageiro a desviar o foco do estresse
do voo para uma experiência lúdica) e
termina com uma barra de cereais
do voo para uma experiência lúdica) e
termina com uma barra de cereais
caramelizada, com toques de cogumelos e
tomate para dar uma acordada nos passageiros
à medida em que eles se aproximam do pouso.
tomate para dar uma acordada nos passageiros
à medida em que eles se aproximam do pouso.
Não é a primeira vez que Spence coloca
sua teoria em prática.
Ele já desenvolveu vários trabalhos com o
renomado chef Heston Blummenthal, do
Fat Duck, restaurante com três estrelas Michelin.
Um dos primeiros projetos desenvolvidos pela
dupla foi o “Sound of the Sea” (som do mar),
um prato de frutos do mar que chegava à mesa
acompanhado de um iPod. A ideia foi adotada em 2007,
renomado chef Heston Blummenthal, do
Fat Duck, restaurante com três estrelas Michelin.
Um dos primeiros projetos desenvolvidos pela
dupla foi o “Sound of the Sea” (som do mar),
um prato de frutos do mar que chegava à mesa
acompanhado de um iPod. A ideia foi adotada em 2007,
depois que uma série de testes mostrou que,
ao ouvir o barulho do mar, as pessoas tinham
a impressão de que o sabor da ostra era
ao ouvir o barulho do mar, as pessoas tinham
a impressão de que o sabor da ostra era
mais intenso e salgado.


A gastrofísica remete à junção de gastronomia
e psicofísica (Foto: Thinkstock)
Spence não está sozinho nessa área.
Neste ano, uma degustação conduzida
pela música e crítica Joanna Burzynska
e pelo neurocientista Pankaj Sah no
World Science Festival, em Brisbane
(Austrália), avaliou o impacto do som
sobre a percepção do vinho. Segundo
Burzynska, enquanto sons agudos
destacam a acidez da bebida, notas
graves ajudam a perceber melhor o
corpo do vinho.
e psicofísica (Foto: Thinkstock)
Spence não está sozinho nessa área.
Neste ano, uma degustação conduzida
pela música e crítica Joanna Burzynska
e pelo neurocientista Pankaj Sah no
World Science Festival, em Brisbane
(Austrália), avaliou o impacto do som
sobre a percepção do vinho. Segundo
Burzynska, enquanto sons agudos
destacam a acidez da bebida, notas
graves ajudam a perceber melhor o
corpo do vinho.
Uma das conclusões do encontro foi
que, quanto mais alguém entendia de
vinho, mais facilidade tinha para
identificar a variação
que, quanto mais alguém entendia de
vinho, mais facilidade tinha para
identificar a variação
de sabor conforme a música tocada.
Quem é chocólatra vai gostar de
conhecer um dos projetos do engenheiro
Felipe Carvalho, que estudou engenharia
de som no Chile e deu sequência a seus
estudos na Bélgica: a iniciativa “The
Sound of Chocolate”, premiada no ano
passado num concurso que contempla
ações criativas em Bruxelas. A experiência,
que envolveu chocolatiers, músicos e
cientistas, busca trazer uma
Quem é chocólatra vai gostar de
conhecer um dos projetos do engenheiro
Felipe Carvalho, que estudou engenharia
de som no Chile e deu sequência a seus
estudos na Bélgica: a iniciativa “The
Sound of Chocolate”, premiada no ano
passado num concurso que contempla
ações criativas em Bruxelas. A experiência,
que envolveu chocolatiers, músicos e
cientistas, busca trazer uma
nova cobertura (sonora!) ao famoso
chocolate belga.
O primeiro passo foi criar uma edição
limitada de uma caixa de chocolate, que
vinha acompanhada com um guia musical,
chocolate belga.
O primeiro passo foi criar uma edição
limitada de uma caixa de chocolate, que
vinha acompanhada com um guia musical,
indicando os pares. As criações da Passion
Chocolat, por exemplo, foram associadas
ao repertório sensual desenvolvido por Pierre
Chocolat, por exemplo, foram associadas
ao repertório sensual desenvolvido por Pierre
André, Patricia Trejo e Gaspard Giersé.
Achou interessante? Pois é possível conferir
algumas das músicas que integram o projeto
no site http://www.thesoundofchocolate.be –
na companhia, claro, de uma caixa de bombons
para conferir se o sabor muda mesmo ou
Achou interessante? Pois é possível conferir
algumas das músicas que integram o projeto
no site http://www.thesoundofchocolate.be –
na companhia, claro, de uma caixa de bombons
para conferir se o sabor muda mesmo ou
não conforme o som. Tudo em nome da ciência!
do site - https://epocanegocios.globo.com/
Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento
/noticia/2018/01/ja-pensou-em-temperar-sua-
comida-com-som.html?utm_source=facebook
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